Vapt Vupt, Casa do Cidadão, Sine e Detran se adéquam a medidas em vigor no Ceará e mudam atendimento

Imagem

Casas do Cidadão passam a funcionar com 50% da capacidade. Já os Vapt Vupts devem seguir com a mesma capacidade, porém, adequando as demandas a horários com menor volume de procura.

Seguindo as orientações do novo decreto de enfrentamento ao coronavírus, as unidades de Vapt Vupt, Casas do Cidadão, Sines e Detran adotaram novas medidas de funcionamento. Os Vapt Vupts de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte passam por ajustes nos atendimentos, que devem seguir com a mesma capacidade, porém, adequando as demandas a horários com menor volume de procura.

As Casas do Cidadão passam a funcionar com 50% da capacidade de atendimento.

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos alerta que, nos casos emergenciais, comprovados por documento, em que o cidadão não consiga fazer seu agendamento, poderá solicitar atendimento no chat da SPS ou pelo e-mail: cocid@sps.ce.gov.br.

As unidades oferecem serviços como emissão de primeira via de CPF, primeira e segunda vias de RG, certidão de antecedentes criminais e os oferecidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), bem como atualização cadastral na Receita Federal.

Todos os serviços ofertados nas unidades seguem funcionando, com exceção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Acompanhantes só serão permitidos em casos excepcionais, em que estejam com idosos, menores ou pessoas com deficiências.

O coordenador da Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa, ressalta que os atendimentos que já estavam agendados para acontecer em hospitais, abrigos e demais espaços seguirão como previsto.

“As nossas unidades móveis de cidadania seguirão atendendo os locais que já estavam agendados previamente. O nosso maior desafio agora será evitar aglomerações, traçamos um cronograma para otimizar o tempo e as demandas das nossas unidades”, afirmou.

Casa do Cidadão

Para agendar o atendimento na Casa do Cidadão, os usuários devem acessar os endereços eletrônicos do Vapt Vupt e da Casa do Cidadão para escolher dia e hora que desejam comparecer aos postos de atendimento. Quem chegar ao local sem fazer o agendamento não poderá ser atendido.

A Casa do Cidadão oferece cadastros da carteira de trabalho digital, seguro-desemprego e intermediação de trabalhadores pelo Sine-IDT; emissão da primeira via de CPF e atualização cadastral na Receita Federal, e emissão de primeira e segunda vias do RG e certidão de antecedentes criminais pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Os agendamentos devem ser realizados por meio dos seguintes endereços eletrônicos: nas Unidades Vapt Vupt e na Casa do Cidadão. O usuário deve clicar em Agendamento Serviços Casa do Cidadão.

Detran

O Detran do Ceará está com o atendimento suspenso entre até o dia 28 de fevereiro ao público em todas as unidades do órgão no estado. Após o período de suspensão, conforme o Detran, "o atendimento será intensificado, a partir da normalidade, para atender a demanda dos usuários".

Sines

As unidades do Sine Municipal também estão com as atividades suspensas. O atendimento para trabalhadores que precisam solicitar o seguro desemprego e buscar oportunidades de trabalho será remoto, através do e-mail sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 ou via WhatsApp (85) 98513-4385, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/02/19/vapt-vupt-casa-do-cidadao-sine-e-detran-se-adequam-a-medidas-em-vigor-no-ceara-e-mudam-atendimento.ghtml

 

sab, 22/02/2020 - 13:31