Junho Vermelho: Hemoce conscientiza população sobre a importância da doação de sangue voluntária nas unidades do Vapt Vupt

Imagem

Os prédios do Vapt Vupt ficarão iluminados de vermelho durante todo o mês de junho, e nas unidades de Fortaleza e Sobral serão realizadas doação de sangue

Com os prédios iluminados de vermelho e mobilizações para doação de sangue, os Vapt Vupt, equipamentos coordenados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), aderiram ao Junho Vermelho.

Com início no dia 06/06 as ações buscam mobilizar e sensibilizar possíveis doadores no Vapt Vupt de Sobral, e na unidade do Antônio Bezerra, em Fortaleza. A campanha é do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e busca conscientizar a população sobre a importância do gesto de solidariedade que ajuda a abastecer mais de 480 unidades de saúde no Ceará.

“É muito gratificante participar da Campanha do Junho Vermelho e colaborar com uma ação tão importante para salvar vidas. Aqui nas nossas unidades de Vapt Vupt nós atuamos para levar cidadania ao povo cearense e agora vamos também colaborar para levar esperança e vida, no sentido mais literal da palavra, aos que mais precisam”, ressaltou o secretário executivo de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Tadeu Lustosa.

Junho Vermelho

Criado em 2015, a campanha Junho Vermelho surgiu para aumentar o número de doações neste período. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e por causa do clima mais frio em alguns locais do Brasil nesta época, o que tende a diminuir o número de doações. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a baixa no estoque de sangue nos hemocentros.

Neste mês, diversos equipamentos públicos e privados no Estado estarão iluminados de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo e a saída do Arco do Triunfo, em Sobral. Em Juazeiro do Norte, ganhará a iluminação colorida a estátua do Padre Cícero. As unidades do Vapt Vupt em Sobral e Juazeiro do Norte, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, também ganham a cor vermelha.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal. Acesse o documento.

O Hemoce está recebendo doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, as ligações podem ser feitas para (85) 3101-2305 ou (85) 9.9681-7597 – WhatsApp.

Fonte: Secretaria da Saúde 

qua, 15/06/2022 - 13:00